THIAGO MOREIRA é jornalista, radialista, produtor
cultural, publicitário, perto de virar mestre cervejeiro, comanda o TENDA VIP, um dos blogs mais acessados de
João Monlevade, é proprietário da agência Comunique MKT e do bem sucedido
projeto APROVEITE MINAS que vai para o seu terceiro ano de realização. Ah...e
foi responsável também pelo carnaval antecipado de João Monlevade em 2018,
muito elogiado por todos. Esse moço tem mais de sete vidas. Tem mal gosto para
time de futebol, mas nem tudo é perfeito. Mas vamos à entrevista
MEDIOPIRA
- O que te influenciou para se tornar um homem de
marketing? Qual era o seu sonho de infância?
Meu sonho de infância era ser jogador de futebol ou
piloto de fórmula 1. Entrei no marketing meio por acaso. Fiz faculdade em
Comunicação Social, depois fiz uma pós em marketing e fui convidado pelo
profissional da área Márcio Passos para fazer um programa eleitoral para o
candidato Railton Franklin, quando ele foi apoiado pelo grupo do Mauri. Tomei
gosto.
MEDIOPIRA
- Qual a influência de um Antônio Gonçalves em sua
vida?
Antônio Gonçalves(avô), um exemplo. |
Meu avô é um exemplo para toda a família. Quando eu
era criança me perguntavam na escola qual era meu ídolo e eu escrevia o nome
dele. Foi um político realizador, respeitador das diferenças. Hoje vive
tranquilo, é bem vindo onde vai. Já passei horas e horas conversando com ele. É
um grande homem, convicto de suas opiniões e ao mesmo tempo humilde.
MEDIOPIRA
-Vc tem facilidade para transitar em várias áreas:
promoção de eventos, jornalismo, política, marketing. Em qual área fica mais à
vontade?
Nenhuma delas e todas elas. Todo dia é um
aprendizado novo ou uma porrada nova, rs. Posso dizer que os eventos me trazem
dinheiro, o jornalismo prazer, a política é uma cachaça e o marketing uma
necessidade.
Juntando gastronomia e arte... |
MEDIOPIRA
-Vc parece ter mais afinidade com o gênero
sertanejo. Qual a razão? Paixão mesmo pela música caipira ou é por que tem mais
potencial de marketing nos dias de hoje?
Tenho mais afinidade com o MPB, samba e o rock.
Meus eventos de gastronomia normalmente levam estes três ritmos e é o que mais
escuto em casa e no carro. Mas, vejo que tudo tem momento e respeito demais o
sertanejo. Já fiz grandes eventos de sertanejo em que fui muito feliz.
MEDIOPIRA
- Por que vc acha que outros gêneros como o Rock ou
a MPB saíram de cena?
Faltou continuidade do trabalho e empenho no
mercado, essa turma se acomodou. Os rockeiros e o pessoal da MPB parece ser
mais preguiçosos. As bandas envelheceram e não renovam seus repertórios, foram
perdendo espaço para o sertanejo e não reinvestiram. Observe que algumas bandas
têm as mesmas músicas de sempre, nunca renovaram. O pessoal que está à frente do mercado de
sertanejo é muito mais profissional, aguerrido, eles arriscam, enquanto os
roqueiros e o pessoal da MPB fica naquela de criticar os outros gêneros, mas
sem se mover. Apesar disso tem gente
ainda aparecendo. Tiago Iorc, Tiê. Cícero, Alice Caymmi, Dônica, Ana Cañaa,
enfim, basta procurar no YouTube que acha.
MEDIOPIRA
- O que vc acha do Funk?
Como eu disse, quando se trata de música tem tempo
para tudo. Sobre as letras, acredito que se perdeu. O funk brasileiro era capaz
de compor melodias incríveis no passado como aquela música “era só mais um
Silva”, entre outras. Hoje o sexo é a temática. Falar de sexo é legal, só que
está meio escroto. Já o funk internacional tem muita gente mandando bem, o
Bruno Mars é um exemplo.
MEDIOPIRA
- O que você acha do mercado musical do Médio
Piracicaba?
Mike Santos: qualidade no Médio Piracicaba |
Tem muita gente boa. Tenho medo de citar nomes e
deixar alguém zangado, mas vou falar assim mesmo e desculpe se esquecer alguém.
Mas, o Mike Santos é um excelente cantor de MPB, no passado havia uma banda
chamada Calk, que se você procurar no YouTube vai ver que tem músicas
excelentes para baixar e ouvir no carro, gosto muito da Amanda Garcias no
gênero do sertanejo e o Rômulo Rás é um grande compositor. Também temos o
Aggeu, que é um dos melhores covers do
Beatles do Brasil e do Mundo. Agora também temos a Livvia Bicalho que pode
aparecer para o país. A banda Soul do Samba também conseguiu notoriedade
regional e o Samba Club manda muito bem. No samba raiz sou fã assumido do Dan e
Duca.
MEDIOPIRA
-Vc já pensou em empresariar artistas? Algum projeto
nesse sentido?
Já e foi um fracasso as duas vezes que tentei. Uma
vez peguei uma banda do nordeste que veio para Minas Gerais tentar a vida.
Jovens sonhadores, uma penca deles. A banda chamava Cara de Boneca. Fizemos
alguns shows, mas o dinheiro dava para comprar comida para eles e mais nada.
Depois peguei uma dupla sertaneja que no primeiro show médio, o primeira voz
ficou bêbado e eu rompi o contrato no dia seguinte.
MEDIOPIRA
- Se você fosse empresariar ou contratar artistas, o
que levaria em consideração? Qualidade musical? Se a banda tem boas
músicas autorais pra divulgar? Se toca covers de sucesso? Se tem boas fotos e
apresentação pessoal? O que conta mais?
Quando contrato para os eventos observo as particularidades
do evento e se o artista atende aquela demanda e me passa segurança. Se fosse
empresariar, ou seja, cuidar da carreira de artistas agora, que estou mais
experiente, olharia qualidade musical, carisma, disciplina é o que eu acho que
observaria. A parte de fotos e
apresentação pessoal seria trabalhado no processo, seria mais um trabalho nosso
para eles.
Marketing, gastronomia, música, tudo num mesmo pacote. |
MEDIOPIRA
- Seus eventos gastronômicos têm sido sucesso e você
está exportando o APROVEITE MINAS para outras praças. Como vem sendo essa
experiência? Como é a escolha dos grupos musicais para participar? O pessoal
pode enviar seus portfolios para sua análise?
O festival Aproveite Minas tem três vertentes,
gastronomia, cervejas especiais e música boa. Se o grupo musical se enquadra no
último quesito claro que pode nos mandar seu portfólio. Sobre a experiência é
um trabalho, que demanda responsabilidade com os participantes. São dezenas de
fornecedores que você tem que atender no processo, antes de começar o evento e
durante. Já tivemos eventos com 10 cervejarias e 12 restaurantes, ai tem o
pessoal do som, tem a parte burocrática e legal, publicidade, estrutura de som,
mesas para o público, ornamentação, palco, som, luz, bandas, banheiros, segurança,
parte financeira, limpeza da via ou local que foi realizado o evento, pessoal
para trabalhar, enfim, você tem que cuidar disso tudo. Este ano pretendemos
realizar alguns, inclusive na região.
MEDIOPIRA
- As pessoas estão ficando a cada dia mais caseiras,
consumindo filmes e música confortavelmente em suas casas através das netflix e
spotfys da vida. Acha que a adoção desse estilo de vida camisolão tem
esvaziado os eventos?
Fez monlevade voltar a foliar. |
As pessoas estão mais exigentes e cada vez mais
individualistas. Querem consumir produtos de qualidade na hora que querem e
quando querem com o mínimo esforço possível. Porém, todos querem ter
experiências e o produtor de eventos tem que lhes proporcionar essas
experiências. Se eles querem qualidade, apresente-lhes gostos diferenciados e
individuais. Exemplo. Estamos investindo em cerveja artesanal e estamos
trabalhando em algumas receitas que farão você se sentir na casa da sua avó. Já
imaginou beber uma cerveja com seu sabor tradicional e depois que engole vem um
sabor de goiabada, aí você tira gosto com queijo? É nisso que estamos
trabalhando. Quando for ao evento nosso, em alguns deles, você terá uma
experiência nova. Estes eventos diferenciados, focados em experiências
individuais e sensoriais, com produtos de qualidade vão prevalecer.
MEDIOPIRA
- As pessoas andam meio afastadas da Arte e cultura.
Preferem festas de diversão e entretenimento. Existe espaço para
exposições de pinturas e artesanato e de outros gêneros musicais? Não deveria
haver mais estímulo?
Em alguns dos nossos eventos apresentamos
exposições de fotos e arte. O que falta é um espaço adequado para esse tipo de
intervenção na nossa região. Não tem um lugar que reúna ao mesmo tempo, mercado
potencial, já que não podemos esquecer que se trata de um negócio como qualquer
outro, espaço para o evento e ainda para exposições. O estímulo também é algo
gritante. Poucas empresas aproveitam o público selecionado que vai a estes
locais para fazer um marketing direto e bem feito, são consumidores excelentes,
aliás o melhor público para a maioria dos mercados. O setor público também
prefere investir nas tradicionais cavalgadas. Ambos perdem oportunidades,
porque as cavalgadas ficam lotadas de jovens de várias cidades e o volume de
pessoas dá a sensação de que a população foi em peso, quando apenas 10 a 15%
vai ao evento. No caso das festas de gastronomia, a família vai. É uma ótima
oportunidade política e publicitária.
MEDIOPIRA
- Quais são as suas próximas ações culturais?
Foco também nas cervejas |
O que
posso dizer é que o ano promete, mas tem um ditado que diz que se você quiser
que seus planos deem errado basta conta-los às pessoas. Vamos investir na
cerveja artesanal e por isso em eventos. Temos um compromisso de participar de
um evento de cerveja em Lavras Novas e estamos preparando as receitas para
fabricar inicialmente no modelo cigano. Depois começam as nossas festas
cervejeiras e de gastronomia. Tem muita coisa que ainda é segredo.
MEDIOPIRA - Deixe seus endereços para quem quiser
se comunicar, mandar material, interagir, enfim...
Bem, estamos sempre abertos e à procura de
talentos, parcerias e trabalho não apenas no setor de eventos, mas também no de
jornalismo e marketing. Nosso email é thiagomoreira.comunique@gmail.com ,whats e telefone 31 98746-7347 ou 3850-2008 e nosso site é o www.tendaviponline.comMulti homem |
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