sexta-feira, 6 de maio de 2016

ALESANDRA PEGA E FAZ...

O MEDIOPIRA dessa semana entrevista uma Alvinopolense arretada: a artista plástica ALESANDRA ALVES. Gosto de gente que pega e faz e Alesandra encarna muito bem esse espírito. Ela não fica esperando comando.  Capta as coisas no ar, assunta e faz acontecer. Seu ótimo trabalho é reconhecido em diversas cidades da região e por isso ela está sempre engajada em algum projeto artístico cultural.  Mas vamos à entrevista!

MEDIOPIRA - Como você percebeu que tinha o dom para as artes?

Alesandra - Desde muito cedo convivo com o mundo das Artes. E o fato de sempre ter tido o apoio e o incentivo da minha família, permitiram que eu não desistisse.

MEDIOPIRA– Como é que foi o seu aprendizado na arte?

Alesandra- Ainda estou aprendendo... É  um aprimoramento contínuo. Por ser autodidata, as pessoas acreditam que as coisas aconteçam como que por magia. Enganam-se. Aprendemos com os livros e as revistas, aprendemos com nossas vivências e experiências, aprendemos com o outro que por quaisquer motivos cruzam o nosso caminho, enfim, aprendemos a fazer fazendo, sem ter medo de errar, sem ter medo de recomeçar.

MEDIOPIRA– O que você faz é arte ou artesanato?

Alesandra- Faço os dois. O conceito de Arte é muito abrangente e engloba inclusive o Artesanato. A grosso modo, a diferença entre Arte e Artesanato é a seguinte: A Arte está mais relacionada às emoções,sentimentos e percepções do indivíduo que a cria, enquanto o  Artesanato é um conjunto de técnicas que possibilita a confecção de inúmeras peças muito parecidas. Transito entre os dois universos.

MEDIOPIRA– Como você definiria o seu estilo?

Alesandra-O meu estilo é não ter estilo. (risos)

MEDIOPIRA - Você prefere o concreto ou o abstrato para trabalhar?

Alesandra - Gosto do concreto. Materiais e matérias me fascinam.

MEDIOPIRA– Você utiliza o computador de alguma forma ou seu trabalho é todo manual e orgânico?

Alesandra- É quase impossível trabalhar sem a ajuda das diversas tecnologias que nos cercam. Especialmente para pesquisa e estudo. Não conseguimos evoluir se não estivermos em harmonia com o meio.

MEDIOPIRA- Você além de artista, tem grande facilidade em ensinar. Como é esse seu trabalho de passar conhecimento?

Alesandra - É muito prazeroso. É uma troca fantástica. Quando compartilhamos o que sabemos, sempre somos gratificados. Partilho meus conhecimentos sobre artesanato nas instituições onde presto serviço, atualmente na APAE  João Monlevade, em oficinas e cursos para empresas e instituições particulares, em projetos de extensão de universidades, festivais e projetos artísticos/culturaise a todo aquele que até mim vier em busca de um aprendizado. Cada vez que isso acontece , o que aprendi é aprimorado.

MEDIOPIRA– Você já fez exposições exclusivas de seu trabalho? Qual o suporte necessário?

Alesandra-Sim, já participei de exposições individuais e coletivas. Não é necessário muita coisa, apenas o transporte do material a ser exposto, o local adequado e suportes para as peças(cavaletes,mesas,etc.)

MEDIOPIRA- Muitos encaram a arte como hobby, nunca como profissão. O que você tem a dizer sobre isso? 

Alesandra-Como profissão, como hobby, como terapia, para embelezar, para encantar, para não enlouquecer. Não importa o motivo, causa ou razão. O importante é fazer Arte.

MEDIOPIRA– Existe a arte pela arte, aquela que vem de dentro...e a arte utilitária, feita sob encomenda para objetivos de decoração ou mesmo de marketing. Qual dessas você prefere?

Alesandra - Isso é como pedir para uma mãe escolher qual o seu filho preferido. Tenho necessidade das duas. A Arte pela Arte me dá enorme prazer, me sinto mais viva, mais vibrante. A Arte utilitária me proporciona renda. As duas se completam, uma permite que a outra viva cada dia melhor.

MEDIOPIRA– Você é alvinopolense, mas trabalha muito em Monlevade e em outros lugares também. 
Qual o segredo para transitar por tantos “universos” e ser respeitada em todos?

Alesandra-É segredo, não vou contar! Brincadeirinha! Acredito que o respeito é uma via de mão dupla. Somos respeitados à medida que respeitamos nossos pares.

MEDIOPIRA– Como é a sua relação com a cidade natal? Tem o devido reconhecimento por lá?

Alesandra - Tenho meu umbigo enterrado lá (risos). Amo as minhas raízes, meus familiares moram lá, além de que não há um só lugar no mundo que tenha um povo como o alvinopolense. Alvinópolis é um enorme celeiro cultural. Aprendi e  ainda aprendo muito com os artistas de lá, boa parte do que produzo, uso como matéria prima a chita, produto genuinamente alvinopolense. Então, como não amar? Quando ao devido reconhecimento, não tive, não tenho e não quero ter, nem  lá ou em qualquer outro lugar. E quer saber o por que¿ Porque é o desafio que me move, a inquietação, a constante busca da auto-superação. E, quando acreditamos que somos devidamente valorizados o encanto se perde, ficamos  estagnados e passamos a viver  do passado, daquilo que um dia fomos, daquilo que um dia fizemos.

MEDIOPIRA- O que você aconselharia a um pai ou mãe, cujos filhos manifestam o dom para a arte, seja ela qual for?

Alesandra-Permitam que eles tenham acesso a todo tipo de Arte, pois ela tem o poder de transformar um indivíduo, uma sociedade inteira. Incentivem e acreditem no potencial de seus filhos. E sempre que possível ofereça-lhes Arte, como quem oferece um alimento saboroso, pois quem prova do gostinho da Arte, certamente terá uma vida mais significativa.

MEDIOPIRA– Deixe seus contatos, site, facebook, telefone, email, propaganda que quiser fazer...

Alesandra- alesandralves@yahoo.com,br  e facebook.com/alesandramargarida.alves.

E pra finalizar...uma pequena galeria de trabalhos da Alesandra. O conjunto que ela criou para o FESTICHITA em Alvinópolis foi marcante... 














E pra completar, algumas artes aleatórias