quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ENTREVISTA COM A COACH PROFISSIONAL DRI JANZEN


O MEDIOPIRA dessa semana foi conversar com a Coach Profissional Dri Janzen ( Adriana Janzen).  Pra quem não sabe, Coach é o profissional que utiliza técnicas próprias para maximização da performance humana. Os Coachs utilizam ferramentas de desenvolvimento conhecidas como coaching para  apoiar o cliente e possibilitar que ele possa alcançar metas. É uma profissão que vem sendo cada vez mais utilizada nos meios coorporativo, esportivo e em todas as atividades onde se busque a melhoria da performance. Mas vamos à entrevista ...

MEDIOPIRA - Como é que vc despertou para o Coaching? Quando percebeu que seria a profissão da sua vida?

DRI JANZEN - Ainda quando atuava como gerente do Sebrae, eu já era conhecida por ser “aconselhadora”. As pessoas me buscavam e sentiam muita confiança em mim. Era uma troca muito boa e eu me sentia bem com isso. Percebi que poderia desenvolver este talento, e contribuir com outras pessoas e também ganhar a vida assim. Em 2016 iniciei minha jornada no  coaching , fiz todas as formações na área, incluindo um MBA ,além de haver passado pelo processo com uma Coach referência em São Paulo. Sempre entendi que para chegar ao ponto de desenvolver as pessoas eu precisava também estar desenvolvida e superar todos os meus comportamentos improdutivos. E foi assim que entrei na área!Meu foco,no entanto é o Business Coaching ou Coaching para negócios, onde atuo com pequenas empresas na área de planejamento estratégico e desenvolvimento de liderança.

MEDIOPIRA - Você também é palestrante, tem facilidade de se comunicar e gosta de compartilhar conhecimentos. Isso soma no seu trabalho de Coach?


DRI JANZEN - Com absoluta certeza!  As palestras são portas para o início do desenvolvimento humano. Ao ministra-las planto a semente da mudança comportamental e crio um ambiente de reflexão interna, onde o participante tem a oportunidade de se analisar sob outras perspectivas e buscar suas próprias respostas.  No geral, meus clientes chegam até mim após as palestras e workshops.

MEDIOPIRA - Há quem diga que o Coach é mais um modismo, como os personais trainers, treinadores, consultores, monitores e afins. Qual é o grande diferencial do Coach?

DRI JANZEN - Como você bem disse: há quem diga isso! Não só do coaching mas de outros profissionais. A verdade é que modismo tende a passar e voltar de tempos em tempos. Não acredito que essas modalidades, assim como o coaching sejam modismos, afinal de contas são profissões que já estão há tempos no mercado e trazem resultados comprovados. O importante é a escolha do profissional certo! Hoje em dia as pessoas tem acesso facilitado a qualquer tipo de formação, temos enxurradas de profissionais sendo lançados diariamente no mercado, com o coaching não é diferente. O primeiro passo é ter um Coach que realmente tenha a competência para fazer com que o seu cliente performe como nunca antes em sua vida! E respondendo de fato a sua pergunta, o diferencial do coaching é a busca das verdades que fazem sentido para o cliente!Não existe, ou não deveria existir, qualquer tipo de aconselhamentos ou dicas. O cliente encontra seus caminhos sozinho e é isso que dá sustentabilidade ao processo de mudança comportamental.

MEDIOPIRA - Em que campos o Coach é mais utilizado?

DRI JANZEN - O coaching é muito utilizado no meio executivo, porque de fato começou com esse segmento de profissionais. Entretanto, o coaching pode ser aplicado a qualquer área da vida. Como hoje a questão da saúde e do físico está muito em voga, o coach que auxilia no emagrecimento é uma área com muito destaque. Eu por exemplo tenho certificação para atuar em todas as áreas, mas o que eu amo fazer e é meu propósito de vida é desenvolver negócios, pequenos negócios! E ai o coaching trabalha comportamentos que auxiliam o empresário a aumentar sua visão empresarial e paralelamente trabalha os gaps encontrados no próprio negócio, como a melhoria de resultados financeiros, a otimização de processos, o desenvolvimento de times entre outros.

MEDIOPIRA - Pode-se modificar comportamentos negativos através do Coach?

DRI JANZEN - Esse é o foco do coaching: substituir comportamentos improdutivos, por outros que te fortaleçam e façam você obter mais resultados em sua vida.

MEDIOPIRA -  Como é a ação do coach no dia-a-dia dos clientes. O coaching tem ferramentas pra monitorar o cliente pra saber se ele está saindo da linha?

DRI JANZEN - O coaching tem técnicas cientificamente validadas que são aplicadas nas sessões, e quando bem aplicadas já trazem mudanças de pensamento imediatamente. Porém, mudar um comportamento ou um hábito é uma tarefa que exige muito empenho, e que você muitas vezes precisa de apoio e motivação, principalmente no início do processo. Meus clientes têm total acesso a mim nessa caminhada! Como ao fim das sessões os próprios clientes se desafiam com mudanças de comportamento, eu sempre peço que eles me demonstrem as ações que farão entre uma semana e outra. Assim eles se comprometem comigo, e isso gera mais responsabilidades.  E eu cobro!! Quando atendo um cliente, me envolvo muito com a satisfação dele e suas conquistas. As vezes preciso me segurar (risos).

MEDIOPIRA - Como o Coach pode ajudar uma pessoa a se preparar melhor para conseguir emprego?

DRI JANZEN - Existe dentro do coaching um processo focado em carreira. Ele trabalha vários momentos do profissional, indo desde o primeiro emprego até a aposentadoria. Esse tipo de coaching, chamado Coaching de Carreira, foca no desenvolvimento de competências que impulsionem profissionais na busca pela melhor colocação ou recolocação.

MEDIOPIRA - O Coach pode ajudar uma pessoa a se disciplinar e estudar o suficiente para passar em concursos?

DRI JANZEN - A autodisciplina é transversal ao processo de coaching! Eu já tive uma cliente que o objetivo era ter mais autodisciplina para estudar. Focamos nisso, e ela hoje é referencia em planejamento, organização do tempo, disciplina e foco, inclusive ajudando outros colegas nessa árdua enseada que são os estudos. Tem três filhos pequenos e é inclusive uma inspiração pra mim. Se chama Glenda. A rapidez com que ela mudou seu padrão mental, foi algo incrível!

MEDIOPIRA -  Existem coachs para famílias? Que estudam seus membros e desenvolvem programas para ajudar pais a melhorar a relação com seus filhos e discipliná-los para que também obtenham melhor performance na vida?

DRI JANZEN - Hoje existe Coach para tudo! Porque o processo cabe em qualquer área. O importante é sempre buscar referencias, e acima de tudo se sentir confortável com o profissional. Essa é uma relação de muita confiança para ambas as partes, e ter o sentimento de acolhimento é muito importante para a performance do cliente.

MEDIOPIRA - Você poderia citar algum caso de atleta que modificou seus hábitos pela ação de um Coach e que modificou profundamente a sua performance?

DRI JANZEN - Hoje em dia praticamente todos os atletas possuem um Coach de “cabeceira” risos. Eu inclusive fiz boa parte das minhas formações com Renee Simões, técnico de futebol muito conhecido. Ele é um coach esportivo e desenvolve muitos atletas, aliando seu profundo conhecimento técnico com todas as ferramentas do Coaching. Um exemplo de atleta é o Vitor Belfort, ele passou por processo de Coaching com o Vilella da Mata, que trouxe o coaching para o Brasil e é fundador da Sociedade Brasileira de Coaching.

MEDIOPIRA - Como tem sido a receptividade para o seu trabalho em João Monlevade? As pessoas conseguem entender o que é o trabalho de um coach?

DRI JANZEN - Na verdade eu ainda não divulguei o meu trabalho de forma massiva em João Monlevade. Estou aqui fazem 8 meses e as pessoas que chegam até mim, vem por indicação. Tenho muitos clientes de São Paulo e um Programa de Desenvolvimento de Carreira, que está em seu processo embrionário, tendo sido lançado em Ipatinga no dia 30/07 com seu primeiro módulo previsto para 22/09. Estou em busca de parcerias para a implementação deste programa aqui em Monlevade também. Como meu foco é empresarial, realizo palestras em parceria com a CDL e o Grupo Pensando Monlevade, e assim vou galgando meu espaço na cidade. Tudo é construído! E sou muito grata a Deus pelas pessoas que Ele coloca em meu caminho e que me apoiam. Acredito que o coaching precisa ser melhor conhecido, muita coisa desmitificada, não só aqui como em várias outras partes do país.

MEDIOPIRA - Deixe seus contatos para quem quiser interagir com vc e até contratar seus serviços.

DRI JANZEN - Eu tenho meus canais abertos para qualquer pessoa que queira conhecer mais do coaching e do meu trabalho, e até experimentar gratuitamente uma sessão. Minhas redes sociais estão em processo de redirecionamento estratégico, e em breve será lançado um canal no youtube. Apesar dos meus conteúdos serem voltados para o mundo empresarial, sempre trabalharei mudanças de comportamento. Então todos podem participar! Instagram e facebook: @newmecoaching - Site: www.newme.com.br - Whats: 11 98913 1106