sexta-feira, 30 de novembro de 2018

É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO COM CULTURA?

Esse é o tema do PAINEL de DEBATES que vai acontecer no auditório do SICOOB no dia 04 de dezembro próximo, a partir das 20 horas. A promoção é conjunta entre o grupo Pensando Monlevade e o 7 faces pontos de cultura. O painel integrará a programação do Festival Marmotas de artes integradas, com vasta programação nos próximos dias.
MAS DÁ PRA FAZER DINHEIRO COM CULTURA?
Tiradentes virou outra depois do Festival de Cinema
Claro que sim! Se observarmos bem, cidades como Tiradentes, Ouro Preto, Paris, Las Vegas tem a cultura e o turismo como principais atividades econômicas. Além de suas potencialidades históricas ou naturais, essas cidades fizeram algo diferente: acreditaram e deram suporte à cena, não só  o poder público, mas também os artistas, empresários e  comerciantes e as coisas foram se ajustando. Claro que com as devidas proporções. No caso de Las Vegas, tornou-se a meca do showbusiness mundial, mas também teve os cassinos e muito entretenimento. Mas seu principal produto ainda é a cultura, os shows e o entretenimento. Então por que é que o cenário anda tão difícil pro nosso lado?
O QUE VAMOS DEBATER?
Vamos principalmente lançar perguntas no ar e ouvir as opiniões dos convidados e também da platéia. Por exemplo: por que o público não tem comparecido aos eventos culturais? Por que o povo reclama que a cidade não tem nada e não comparece aos eventos culturais da cidade?O que os artistas precisam fazer para tirar o público do conforto do seu lar e convencê-los a pagar ingressos para assistir a um show? Por que o povo prefere artistas de fora e não prestigiam os artistas locais? Por que os donos de bar preferem os covers e dificilmente contratam show autorais? Por que os artistas se negam a se organizar minimamente e depois reclamam que são preteridos? Por que o poder público investe tão pouco na cena local? Essas são apenas algumas perguntas...mas haverão várias outras. Inclusive que a platéia poderá sugerir na hora.
CONVIDADOS QUE TEM MUITO A DIZER
Os convidados para compor a mesa do debate são pessoas que trabalham diretamente na área da cultura na cidade. Teremos a presença do jornalista e empreendedor Thiago Moreira. Thiago realiza uma série de eventos e trabalha na área da comunicação e marketing. Seus projetos misturam arte, cultura e gastronomia, sempre muito bem sucedidos, inclusive realizado com sucesso em outras cidades. Claira Ferreira é jornalista e atual presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade. Ela vai representar o poder público, com suas possibilidades e limitações. Samira Lima vem direto do Rio de Janeiro para compor a mesa. Ela residiu em Monlevade durante um tempo e produziu muito na cidade. Hoje produz arte e cultura na cidade maravilhosa. Terá muito a acrescentar. Luiz Ernesto Guimarães é jornalista e escritor. Outra visão. E pra completar, o músico, compositor e marketeiro Maquinhos Souldusamba, um sujeito que construiu belos projetos artísticos que foram as bandas Infocus e Souldusamba. Todos com experiência para acrescentar no debate de ideias. E pra mediar, teremos a presença do Jornalista Ulisses Costa, que também é músico, blogueiro e que vai conduzir o evento. E no suporte, Carla Lisboa e equipe, Marcos Martino e Sheila Malta.

E O QUE FAZER PARA PARTICIPAR?
Os interessados poderão se inscrever pela internet, participar da platéia e até formular perguntas para os convidados que integrarão a mesa. Poderão até mesmo propor temas, apenas obedecendo as regras para que não extrapolemos o tempo. Quem quiser reservar lugar deverá enviar nome e telefone ( zap) para o email pensandomonlevade@gmail.com.
E DEPOIS?
Pois é. Mas se você não puder ir, o interessante do evento é que ele continuará vivo na internet. Vamos registrar o conteúdo dos painéis em vídeo e textos e publicaremos na net, assim quem não puder comparecer presencialmente vai poder opinar e enriquecer o conteúdo.  Esperamos vocês lá...