quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A HUMANIDADE ESTÁ MIGRANDO PRA NUVEM

No MEDIOPIRA da semana, proponho uma reflexão sobre um assunto que afeta a todos, mas principalmente àqueles que trabalham com música, no médio piracicaba ou em qualquer ponto do planeta. Há pouco tempo atrás, um artista para se estabelecer no mercado precisava gravar um disco de Vinil, CD, DVD, K7, MD e outros suportes físicos. Uma considerável cadeia de produção sobrevivia a partir da venda de CDS. Os compositores ganhavam, haviam lojas, inúmeras revistas, havia o material gráfico dos Vinis e CDS e num repente, tudo foi pra nuvem. Muitos artistas ainda gravam no conceito antigo, ainda sonham e se esfolam pra produzir seus CDs, um suporte já meio vintage, que não exerce o mesmo fascínio de anos atrás. E pra agravar a situação a maioria dos aparelhos já está vindo sem drive pra CDs, apenas com entrada UBS. Há quem advogue que as modernas plataformas de streaming como Spotfy e Deezer são os caminhos, pela possibilidade de difusão e monetização para os artistas. Mas para alguém começar a ganhar dinheiro por esses recursos, tem de ser baixado milhões de vezes. Eu acho essa desmaterialização desconcertante, não só do áudio como do vídeo, do texto, tudo indo pra nuvem. Fomos educados num mundo analógico, mas veio a desrupção digital e tivemos de nos adaptar na marra.Claro que há mais ganhos que perdas na vida de todos e a gente tem até dificuldades de imaginar o mundo sem a internet e suas possibilidades. Mas precisamos ficar muito atentos. As revoluções são traiçoeiras. Você não antevê o enredo. Uma boa ideia fica obsoleta rapidamente se não for lançada no tempo certo. O novo tempo exige outro tipo de sensibilidade e trata-se de uma revolução que ainda está longe de completar seu ciclo. Para os artistas houve uma melhora no sentido da democratização. Qualquer um cria seu canal de tv, toca seus clips e músicas. O problema é que as pessoas não assistem um clip inúmeras vezes. Por isso a retenção é baixa. Mas se a pessoa gostar, pode ouvir por streaming pago ou gratuito ou mesmo baixar.. 
Já as midias de massa vão continuar agindo como sempre, só operando no popularzão do povão. Eu como tenho um pé no analógico e outro no digital, ainda sinto falta da materialidade, do cd, do livro, do palpável. Mas fazer o quê? Teremos de aprender a surfar nas nuvens...e esse conteúdo todo...essa nuvem...se não é física é o que? Espiritual? Uma descomunal egrégora, coletivo espiritual da humanidade? Viajei demais né?

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO PLANETA TIVEMOS ALGO TÃO GIGANTESCO...

Uma nuvem que abarca todo o globo terrestre, que contém toda a inteligência do planeta, as enciclopédias, as ruas de milhares de cidades, a história de cada vila, cada biboca, os rostos de bilhões de pessoas, histórias pessoais de quase todos os seres humanos vivos, a música popular de cada recanto do planeta, música esquimó, dos aborígenes, orquestras inimagináveis, o cinema, as memórias, tudo na nuvem absurda, colossal, descomunal.

E CADA UM DE NÓS CONECTADO

A nuvem é onipresente. O celular vigia cada ser humano todo o tempo. Nossas pegadas digitais estão por todo lado. Ao mesmo tempo, temos à nossa disposição, respostas imediatas para a maioria das perguntas. Tutoriais até pra fritar ovo.

E OS ROBOZINHOS?
 
Já repararam o tanto de ligações de robôs que a gente recebe por dia vendendo de tudo? Principalmente operadoras de celulares oferecendo planos das picas das galáxias. Além de um cipoal de instituições de caridade, planos de saúde, bancos, times de futebol vendendo carnêt, putas vendendo serviços. Os robozinhos não cobram nada, ligam para centenas ao mesmo tempo, não exigem nem férias, nem hora extra...e substituem milhares dessas meninas de call centers.

SERÁ QUE A HUMANIDADE QUER CONSTRUIR UM DEUS?

Se a humanidade continuar nessa toada, daqui a um tempo construirá uma inteligência coletiva que chegará perto da divindade através da inteligência artificial. Imaginem o poder, a onipresença, onisciência, clarividência, tudo possível a um master computador capaz de controlar todo o fluxo de dados do planeta e que aja a partir de uma mediação construída da ética de todas as etnias planetárias.

FRASE DE UM AMIGO


A tecnologia tá evoluindo tanto, que dentro de pouco tempo não precisaremos mais de gente.