sexta-feira, 10 de março de 2017

AMANTINO "INCLUSIVE" ANDRADE


Conheci Amantino Andrade através de dois amigos comuns: o Adailton do Karas e Korpus e Walbert. Eu já trabalhava fazendo jingles e começava a fazer shows com a minha banda de rock.  Amantino começou a fazer sucesso como empresário. Era representante do Show da Xuxa na região, juntamente com Marta Azevedo de Ipatinga. Foi o primeiro grande produtor que conheci. Vendia os maiores artistas do país nas maiores feiras de eventos de Minas. Vendia Elba Ramalho, Wando, Erasmo Carlos, Zezé de Carmargo e outros grandes  do primeiro time da MPB, além de atores globais. E trabalhava também com bandas promissoras. Nessa época ele conheceu o REPÚBLICA DOS ANJOS, acreditou e colocou a banda pra tocar em grandes feiras, cavou espaços na mídia e fez um trabalho essencial para a trajetória da banda. Depois, mudou-se para os Estados Unidos, retornou, teve bar, experimentou a fama, o sucesso e os fracassos e voltou a residir em Monlevade, onde cuida da sua mãe e sonha com uma volta ao mercado em grande estilo.  Mas vamos à entrevista.
Amantino produziu show memorável com Erasmo Carlos

MEDIOPIRA – Como é que você começou a trabalhar como empresário artístico?

AMANTINO - Comecei como representante assistente de Martha Azevedo do show dá Xuxa ao vivo no Brasil

MEDIOPIRA – Eu citei alguns artistas na abertura da matéria. Com quais mais vc trabalhou?

AMANTINO - Trabalhei com Daniel,Leandro Leonardo ou também somente Leonardo após morte do Leandro. Bandas promissoras como República dos Anjos, Católicos Protestantes hoje Pau com Arame, ItS Rolling Stones e Serpente. Lancei Skank no vale do aço através dá galáxia fm na época do CD macaco prego. Trabalhei no inicio da carreira com Elke maravilha. Em um baile no antigo ideal clube João Monlevade, contratei Elke maravilha na agência dá Martha Azevedo produções. Hoje Martha é minha amiga de coração.
Eva Vilma e Martha Azevedo: grandes amigas

Logo em seguida veio novo evento através dá Martha também.  Contratei Sandra Brea , atriz global na época da novela ti ti ti no ideal clube João Monlevade. No mês seguinte um amigo estava criando a OAB de Monlevade e desejava fazer um baile. Assim tivemos ideia de trazer Nelson Gonçalves, que realizou baile com sucesso e uma palestra no antigo cine São Geraldo, falando de sua dependência química com cocaína para centenas de pais que desejavam conhecer o problema para cuidarem de seus filhos dependentes. Os responsáveis por toda organização dá palestra foram dr José Maria zucheratto e dr Samuel Salles Souza, fundadores dá 75 subseção dá OAB de João Monlevade. Está palestra teve participação do Dr Elias Murad, médico cientista, do Dr José Maria zucheratto que era promotor de justiça. Depois teve o baile que foi sucesso total ,com presença de muitos jovens. A novela “Cabloca” com Fábio Jr e glória Pires fazia enorme sucesso na época, e a música tema era cantada por Nelson Gonçalves. 
Com Carlos Zara e Paulo Gracindo.
Trabalhei ainda com Dominguinhos, Sula Miranda, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Lobão, Erasmo Carlos, Cláudio Zoli,barrerito, com os atores  Carlos Zara Paulo Gracindo, Rogério Fróes Eva Wilma. Trabalhei e ainda represento o guitarrista cubano residente em Miami Arturo fuerte, guitarrista e maestro,vive em Miami e tem brilhante carreira internacional,com música salsa e merengue, tocando em diversos palcos com Brian Adams, Carlos Santana e Gipsy King além dá carreira solo.





MEDIOPIRA – Quais foram os artistas mais gente boa com que você já lidou?

AMANTINO - Gente boa que marcou foi Arturo Fuerte amigo humilde e República dos Anjos e Católicos, representados por Neo Gemini e Luiz curinga e vc Marcos Martino, amigos forever para sempre.





MEDIOPIRA – Qual você considera ter sido o ponto alto de sua carreira como empresário?

Programa Xou da Xuxa. Faturava milhões...
AMANTINO - Ponto alto foi ser convidado para sair de Minas e também realizar trabalho em minha cidade natal, Antônio dias MG. Fora do estado realizei junto com minha amiga Martha Azevedo, indicado por Marlene Mattos, empresária dá Xuxa na época e produtora dos programas dá Xuxa na globo. Martha também era produtora nacional dos shows ao vivo e internacional também, pois fez Chile Argentina e Paraguai Eu e Martha Azevedo fomos ao Rio produzir o show Bradesco in concert no sambódromo, na praça da apoteose.  Foram mega Shows Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo,Zezé de Camargo e Luciano. Este evento foi o embrião que virou o famoso show “amigos

MEDIOPIRA – Você teve uma relação de muita proximidade com a Xuxa e com a Martha Azevedo que a empresariava em Minas. Essa relação perdurou ou vc perdeu contato com elas?

AMANTINO - Com Xuxa não tenho mais contato, mas minha amizade com Martha Azevedo é eterna. Falamos e nos encontramos sempre,. Sou amigo de toda família da Martha que virou minha família também.

MEDIOPIRA – O que o fez praticamente se afastar do mercado da música nos últimos anos?

AMANTINO - Afastei das produções devido à corrupção que tomou conta do mercado.  Apareceram vários “mega empresários” que passaram a fazer a maioria dos eventos através de esquemas para fraudar licitações, favorecendo um bocado de gente.  Eu tenho esperanças de que o ministério público também passe a fiscalizar essas coisas. Vai ficar mais justa a concorrência. Quem é honesto sofre nesse país.

MEDIOPIRA – Existem denúncias generalizadas de corrupção nesses grandes eventos. O que você pensa a respeito?  A corrupção no Brasil estaria em todas as áreas?

A corrupção está pra todo lado. Até nos States
AMANTINO -Existe muita corrupção em todas as áreas, Inclusive internacional. Não é uma coisa só do Brasil. Por exemplo: artistas daqui vão fazer tournes para USA. A  equipe é de 25 pessoas, então levam 30 , pois dão carona na documentação para conseguirem os vistos para amigos ou clientes. Entendeu? A culpa não é dos artistas e sim dos contratantes lá nos USA.  É malandro passando a perna em malandro.

MEDIOPIRA – O que você pensa sobre a monocultura sertaneja? Na sua época tinha mais ecletismo né? Lembro-me que o rock brasil estava em alta, o Axé começando...havia muitos astros da música infantil...

AMANTINO - A Monocultura sertaneja é o desastre dá cultura musical de nosso país. Dá mesma forma que foi monocultura do pagode. Até universitários que tem o rótulo de descolados embarcaram na monocultura do sertanejo. Acho péssimo isto. Um único sujeito manipula isto em nosso país: Boninho o dono do BBB. Nos anos 80 havia mais glamour. O rock in rio era muito contagiante, tinha a MPB, o clube dá esquina. Engraçado que fui o primeiro a divulgar fora da Bahia o projeto do axé, antes mesmo de acontecer nacionalmente. Foi na Praça do Papa em BH. Produzi e tive contatos estreitos com praticamente todos os precursores do axé, precisamente a micareta carnaval fora de época, a banda Mel , Sara Jane, Margarete Menezes e Luiz Caldas. a Música Infantil. Lembro de muitos que trabalhei direto ou indiretamente, através do show dá Xuxa, Sandy e Jr, Patrícia Marx, o próprio Molejo que sempre foi muito querido pela molecada (crianças), Silvinho do ursinho Blau Blau. Na época havia realmente muito ecletismo. A monocultura mata a riqueza e impõe o mesmo menu a todo mundo. E o povo comendo arroz, feijão e miojo todo dia. Não sei como aguenta.

MEDIOPIRA - Você ficou famoso na época por ter um padrão de exigência alto. Tinha de ser o melhor som, a melhor luz, acústica perfeita. Isso lhe causou dificuldades ou prejuízos?

AMANTINO - Sempre gostei de qualidade de som e luz. Não tem como fazer espetáculo sem qualidade. Tudo tem quer ser top em qualidade, respeitando as exigências do artista músicos e acrescentando um algo mais. As dificuldades é que muitas vezes os contratantes pra lucrar mais, querem abrir mão da qualidade e isso é uma coisa que nunca aceitei e nunca vou aceitar. Talvez principalmente por isso eu tenha me ausentado nesse tempo.

MEDIOPIRA – Você também gostava de investir em artistas novos, tanto que empresariou o República, além do Pau com Arame e outras bandas da época. Gosta de trabalhar com gente nova?

AMANTINO - Sempre gostei de criar ou trabalhar com o novo. Amei trabalhar com república, pois de princípio queria algo meu no bom sentido, descoberto ou lançado, logo descobrir grandes talentos. Vc voz e composição, Guilherme cortante com sua guitarra e Ricardo Simões peso pesado ,monstro na bateria.

MEDIOPIRA – Você cogita voltar a produzir shows ou é um guerreiro cansado, que prefere ficar à margem por não se sujeitar a maneira como o mercado anda se conduzindo?

AMANTINO - Sou antenado e estou sempre muito bem informado. A internet ajuda muito nesse sentido. Hoje tá muito bom de trabalhar. Eu realmente dei um tempo talvez por não saber fazer o jogo da desonestidade. Tenho vontade de voltar com grandes produções. Quem sabe se a Lava jato chegar pra acabar com essas corrupções do dia a dia, de cartas marcadas em licitações fraudadas e outras sacanagens?

Rômulo Rás, grande artista Monlevadense.
MEDIOPIRA – Você tem acompanhado o trabalho dos artistas do MEDIO PIRACICABA?

AMANTINO - Vou ser sincero com você. No dia a dia na região vejo mais oba-oba do que qualidade. O pessoal hoje acha que é só gravar a música num estúdio, colocar na roda e pronto.  Quem sabe faz ao vivo. Só no contato com o público não dá pra saber se a banda é boa e se o artista vinga. Embora que tá faltando eventos pra música autoral. Os bares só querem saber dos covers né? E a prefeitura não tem feito nada. O pessoal precisa se mexer. Monlevade tem  bons nomes como  Rômulo Rás. Ricardo Monlevade, Fabrício de Paula e Sérgio e Delson no sertanejo . No Rock eu sou fã da república dos anjos pau com arame BH lá de Alvinópolis. Quero até ouvir artistas novos e voltar a assistir os shows.

MEDIOPIRA – Você está aberto a receber material de novos artistas? Podemos esperar uma retomada.

AMANTINO - Mas é claro. Estou sempre aberto as novidades e aguardando o momento certo de voltar a movimentar o mercado. História e experiência não me faltam. Por favor, mandem seu material. Meus contatos: amantinoandrade@msn.com - Zap - 31_992936030. Procurem também no facebook Amantino Andrade. 
Claucia Vergílio, parceira para a vida toda.
Os transtornos da neve nos Estados Unidos
Carnavalito, empreendimento que agitou a noite de Monlevade
Vestindo a camisa amarelinha com muito orgulho.