sexta-feira, 1 de setembro de 2017

TUPETE SILVA, QUALIDADE EM TUDO QUE FAZ

A primeira vez que vi a figura do Tupete foi na banda de forró "Artimanha das Gerais". Os caras estavam à toda, usavam umas roupas coloridaças e ali já brilhava a estrela do Tupete. O tempo passou e fui ouvi-lo de novo em Santa Barbara. Fiquei impressionado. O moço tocou vários instrumentos e bem. Ele tava voltando de uma temporada na Europa. Mais à frente tive a honra de trabalhar com ele em seu estúdio em Sao Goncalo. Foi numa produção para a Prefeitura e pra agência Shine On. Na época ele já começava o oficio de luthier, construindo tambores. Depois disso fui vê-lo tocar no carnaval de Alvinopolis, mandando ver na guitarra e cantando axe e reggae. O sujeito tem uma inteligência musical notável. Aprende os instrumentos e domina com muita rapidez. E tem uma história rica. Nessa entrevista ele conta coisas que eu não sabia. Por exemplo, que ele tocou com o trio parada dura. Mas vamos à entrevista...

MEDIOPIRA - Que músicas você ouviu na infância?

Tupete - Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, ZÉ Betio ...o que tocava na rádio naquela época

MEDIOPIRA - Como você ingressou no mundo da música?

Tupete - Fui influenciado pelos meus irmãos muito cedo. Comecei quando fui indicado pelos meus irmãos pra tocar com uma cantora sertenaje..ai eu comecei e não parei mais...

MEDIOPIRA - Conte pra nós um pouco da sua trajetória participando e liderando bandas

Artimanha das Gerais, forró pra ninguém botar defeito
Tupete - Quanto eu tava com uns 23 anos...conheci o Mangabinha e comecei a tocar no  no Trio Parada durante um tempo. Depois toquei aqui em São Gonçalo na banda Luanda. Depois montei  a banda Artimanhas das gerais com meus irmãos...de forró....depois eu separei e comecei a fazer carreira solo.

MEDIOPIRA - Você tem um trabalho interessante como  compositor.  Pensa em lançar CD ou DVD com esse trabalho? O que tem no Baú do Tupete?

Tupete -  Lançar CD e suas músicas e sonho de todo músico. Eu sou compositor sim e tenho no baú algumas músicas sim como Trato do embolado, eu faço, beija flor são músicas que eu tô trabalhando e espero gravar e mostrar para o público.

MEDIOPIRA - Como foi a sua experiência no exterior? Como foi a recepção? Tocou em quais países?

Tupete - com música estive no Paraguai, Argentina, Portugal, um pedaço da Espanha...e foi muito legal. Fui em 2005...toquei na noite...conheci Portugal inteira tocando. E depois toquei representando São Gonçalo...abrimos pra Gilberto Gil. Foi uma experiência maravilhosa.

MEDIOPIRA - Hoje, como são as suas apresentações musicais. Mais com banda ou individual?

Tupete - Tenho me apresentado individual e com banda. Devido a crise, tenho me apresentado mais individual. Mas temos a banda Kabaloa, uma banda completa, que ainda tem violino, vocal feminino, etc.
No charmosíssimo bar Na Laje 67 em Alvinópolis

MEDIOPIRA - Além de músico, você também vem se destacando como Luthier, produzindo e reformando instrumentos.  Como foi que adquiriu esse conhecimento? Foi na tentativa e erro, aprendendo na prática ou fez cursos?

Tupete - Foi  na necessidade.  Fui aprendendo...e aprendi a construir instrumentos...o pessoal começou a gostar...os pedidos chegando e tem sido desse jeito.

MEDIOPIRA - Mas qual a demanda maior. Por reformas ou pela confecção de instrumentos exclusivos?

Reformando ou fabricando,
o padrão Tupete
de qualidade é inigualável.
Tupete - A demanda maior é por reformas. Tá mais em alta. Pra quem tem um carinho maior com o instrumento. Mas tenho feito muitos também sob encomenda.

MEDIOPIRA - Quais os projetos do Tupete para o futuro próximo?

Tupete - Ampliar a oficina, gravar um disco, mostrar meu trabalho, talvez montar um projeto social ensinando, passando essa arte pra frente...seria isso...

CONTATOS

Tupete Silva

31 3833.5395 - 99093864 - 96894581
Rua  Raimundo Mateus, 100 - Guanabara - São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Facebook - Tupete Silva.