sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CIRCUITO CULTURAL DO MÉDIO PIRACICABA

Essa semana meu amigo Ricardo Guerra postou uma fotografia inspiradora. Nessa foto estavam a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Martha Mousinho e a assessora cultural Marta Rocha em reunião com o secretário de Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo, Ulysses Fonseca. Na legenda da foto ele noticiava que o encontro teve o intuito de estabelecer parcerias para o fomento da área cultural de ambos os municípios, que já tem fortes elos comerciais e econômicos. Fiquei feliz ao ver o meu amigo Ricardo em ação no que faz melhor: juntar gente trabalhando pelo bem comum. Mas a foto me fez sonhar. Imaginem se essa reunião fosse ampliada buscando interface com outras secretarias de cultura da região? Imaginem se fosse criado o CIRCUITO CULTURAL DO MÉDIO PIRACICABA para circular a vigorosa produção intelectual da nossa região?
Igor Venal - Itabira
Aulus Rodrigues - São Gonçalo do Rio Abaixo
Bateria Colibri - Alvinópolis - MG
Imaginem que sensacional seria IGOR VENAL e MAÍRA BALDAIA de Itabira tocando em Alvinópolis? Agora imaginem São Domingos do Prata recebendo os excelentes Aulus Rodrigues e Tupete, de São Gonçalo? Imaginem as ótima Banda Estorvo e a bateria Colibri de Alvinópolis tocando em Santa Bárbara?

Imaginem Rômulo Rás e o Soul Dusamba de João Monlevade tocando em Barão de Cocais?
Agora imaginem a artista plástica Alesandra Alves de Alvinópolis expondo seus trabalhos em Itabira, o escritor Raphael Godoy de João Monlevade lançando seu livro em Dionísio, o Sanfoneiro Hudson de Souza de Dionísio tocando em Catas Altas e assim por diante. 

Utopia? Por enquanto sim. Mas quem sabe?
E qual seria a instância adequada para costurar isso tudo? A AMEPI. 
Hoje presidida pelo aprovadíssimo prefeito Léris Braga de Santa Bárbara, a Associação dos Municípios do Médio Piracicaba é uma instituição sólida e atuante. Lá trabalha o gente finíssima Eduardo Quaresma, que há pouco tempo me falou sobre um projeto maravilhoso de uma feira multi setorial itinerante, que aconteceria a cada ano em uma cidade do MédioPiracicaba . Também um sonho.  Mas aí é que tá. Tudo que existe nesse mundo foi sonho antes de virar realidade. Bora fazer acontecer? Está lançado o desafio...

COTONIGHT SHOW #02
A turma de Itabira não tá de brincadeira. No ar o segundo programa COTONIGHT SHOW. Entrevista com João Jardel da banda Poison Or Medicine. Eu já conhecia uma música da banda anterior do João chamada Curved, e gostei bastante. Rock de muita potência e harmonias densas. Ainda não conheço o Poison, mas vou ouvir. Entrevista despojada bem no estilo “faça você mesmo em seu quarto do jeito que der”. 
Quem quiser assistir, acesse pelo canal no youtube - ttps://www.youtube.com/watch?v=l5RdLY0NFoc