sexta-feira, 31 de agosto de 2018

OS COVEIROS DA MÚSICA

COVER MANIA 
Há tantas bandas covers no mundo, tanto artesanato, que tá faltando lugar para os trabalhos originais. Os donos dos espaços e até o público só querem saber das covers.


"AH, NÓS NÃO CONTRATAMOS BANDAS AUTORAIS, POIS O PESSOAL SÓ GOSTA DE COVERS".
Os bares e espaços de shows só contratam covers. E tem trocentas bandas fazendo covers dos Beatles, Legião Urbana, Stones, Creedance, U2, Pink FLoyd também tem um monte. Contratar autorais nem pensar, pois não dá lucro.


"AH, NÓS SÓ GOSTAMOS DE LUGARES QUE TOCAM MÚSICAS DESCONHECIDAS".


Desconhecidas para quem tem preguiça mental. Só vc procurar na internet que vai encontrar as músicas autorais dos artistas.  Ouça, entre no clima, depois vá curtir o som da banda e cante junto com ela

AUTORAIS OU A MORTE...
Com todo respeito aos covers,  mas sem autorais ficaremos escravos do passado, enclausurados numa capsula retrô, num looping que toca sempre as mesmas coisas, repete sempre os mesmos solos. Que me perdoem os indianos, mas nem tudo é mantra.

CADÊ OS FESTIVAIS AUTORAIS?
O pessoal de repente parou de fazer festivais. Antigamente havia em quase todas as cidades. Havia uma saudável mistura entre artistas amadores e profissionais, letras muito boas, intérpretes novos, oxigênio, músicos pelas ruas, pequenas serenatas diurnas. Hoje que eu saiba, perto da gente só tem festival em Alvinópolis e Rio Casca. Mesmo assim Alvinópolis até hoje não anunciou seu festival, para tristeza da classe artística da região. Com isso tem pouca gente compondo, pouquíssima renovação, poucos se arriscam a criar, pois não existem vitrines pra fruição.

"AH, NÓS NÃO GOSTAMOS DESSES FESTIVAIS DE MÚSICA...SÓ TEM MÚSICAS QUE A GENTE NÃO CONHECE".
Não conhecem por preguiça intelectual. Qualquer festival hoje em dia tem muita informação paralela. Com certeza dá pra vc conhecer todas as músicas, os artistas e torcer pela música com que vc se identificar. Não é todo evento que é feito pra zuar, tomar todas e paquerar. você pode até se divertir também. Mas será que não cabe um pouco de curiosidade intelectual? Um pouco de arte e cultura?
COMER, BEBER, BEIJAR NA BOCA, TRANSAR,  PROCRIAR E PRODUZIR
Será que vivemos só pra isso? Será que as pessoas só saem de casa pra isso? Será que só isso nos motiva? Me desculpem o palavreado, mas que merdas de seres racionais somos que só nos guiamos apenas pelas necessidades  fisiológicas.
U QUE FAZER ?
Eu não sou contra os covers. São meios de vida pra muita gente e a demanda é real. Eu particularmente dou muito mais s valor às bandas que tocam músicas dos outros de um jeito próprio. A Banda Monlevadense INFOCUS gravou "U QUE FAZER do LSJACK". Ficou melhor. Ai eu dou moral. Mas tem bandas que tentam imitar. Grande parte do público também prefere assim. Tem bandas que se vestem igualzinho, tentam ficar idênticos, tipo aqueles cosplays de heróis japoneses.  Teve uma banda cover do U2 cujo empresário tinha a cara de pau de anunciar que era melhor que a original.