sexta-feira, 23 de novembro de 2018

LUIZ BIRA, O MENESTREL DE ITABIRA.


LUIZ BIRA é um cantador arretado, desses que enche uma praça apenas com seu violão e voz, que tem um repertório riquíssimo, que conhece tudo sobre a música itabirana, sua cidade natal, herdeiro de um legado de grandes de poetas e cantadores, um dos que mais conhece e preserva a obra do grande compositor Nilton Baiandeira. Não bastasse, é da resistência, daqueles que valoriza a melodia, a poesia nas letras, que não faz concessões, que jamais vulgariza e que ergue com orgulho a bandeira da MPI ( Música Popular Itabirana).  Mas vamos à entrevista...

1-MEDIOPIRA - Luiz, o que vc ouvia em sua infância? Quais foram suas principais influências?

Luiz Bira - Cresci ouvindo, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Cartola, Ednardo, entre outros grandes nomes do MPB.Mas minhas principais influências, são: Paulinho Pedra Azul, Newton Baiandeira, João Bosco.

2-MEDIOPIRA - Quando é que vc sacou que seu negócio era a música? Quando começou a sua trajetória na música?

Pelos bares da vida
Luiz Bira - Começei minha trajetória na música em 1988, cantando em bares, restaurantes e festas particulares.

3-MEDIOPIRA - O nome Luiz Bira vem de algum sobrenome? O "Bira" é feliz coincidência ou é por causa de Itabira mesmo?

Luiz Bira - Não, o “BIRA”, é um pseudônimo que eu adotei para homenagear minha querida Itabira

4-MEDIOPIRA - De quais movimentos musicais vc participou em Itabira? Quem são seus principais parceiros?

Marçal, grande parceiro
Luiz Bira - Existe um movimento cultural em Itabira que se chama Movimento Trial, no qual sou um dos colaboradores. Dentro desse movimento, tenho parcerias com Marçal Filho, Marcos Gacê, Eduardo Prado,Saulo Campos,Miriã Fonseca. Fizemos em torno de 60 músicas juntos. Mas tenho outros parceiros como Genésio Reis, Sérgio Salles e Edeilton Santos. Viajando pelos festivais pelo País, conheci varios artistas e fiz muitas parcerias com alguns deles: Valéria, Psauro, Zé Miguel, Bilora, Paulinho Pedra Azul, Eustáquio Lage, Tales Martínez, Marília Abduane, João Aluá, Tibério Gaspar, Newton Baiandeira, Athos Martinho, AC De Paula, Filipe Bedetti,Luiz Rodovalho,Marcos Quinam,Binho Gerais, Pedro Augusto. Vc precisa conhecer as músicas do Gacê e do Genésio Reis . São dois Itabiranos que me enchem de orgulho e encantamento!

5-MEDIOPIRA - Itabira vai fazer um Festival de Música agora. Qual a importância dos Festivais de música na  sua opinião?

Luiz Bira - O festival, além de promover entretenimento, promove também um intercâmbio entre poetas e músicos de todo o País. Foram nos festivais que nasceram os grandes compositores Brasileiros.

6-MEDIOPIRA - Você é um dos que mais conhece a obra do grande Nilton Baiandeira. Tem planos de registro desse material em audio de qualidade?

Como grande Nilton Baiandeira
Luiz Bira - Convivi com Newton Baiandeira desde 1989, foram varios anos de amizade, shows , companheirismo e parcerias. Pretendo sim fazer um trabalho para difundir a obra desse grande artista. Meu intuito, é gravar CD, DVD e fazer uma turnê levando a obra dele. Farei isso se possível,desde que a família autorize.

7- MEDIOPIRA - Vc já gravou CDS? Tem registros da sua obra?

CD Fios da Canção
Luiz Bira - Gravei em 2008 o CD “ Fios da canção”. Com os benefícios da lei Drummond. Um trabalho autoral, que teve participações especiais do Paulinho Pedra Azul, Zébeto Corrêa, Movimento Trial e Marcelo Jiran. Estou gravando o segundo CD que será titulado  “Ponto de Equilíbrio “.

8- MEDIOPIRA - Qual a sua análise sobre o mercado de hoje em dia? Tem espaço pra MPB?

Luiz Bira - Lógicamente com essa música de “massa”, que vem invadindo todo o Brasil, o espaço para o MPB diminuiu. Pois, a grande maioria dos jovens não tem a preocupação de ouvir boas poesias e boa harmonia. Tenho espaços para trabalhar devido a sementes que plantei durante esses 30 anos de carreira.

9- MEDIOPIRA - Vc acha que tá melhor ou pior pra sobreviver de música hoje em dia?

Luiz Bira - Hoje está bem melhor para viver de música no Brasil, devido às plataformas digitais, que facilitam na divulgação de trabalhos e outros meios de mídia que não tínhamos.

Com seu violão, encara qualquer público
10-MEDIOPIRA - Vc vive exclusivamente de música? 

Luiz Bira - Vivo exclusivamente da música.Fazendo shows em bares, restaurantes e eventos particulares.

11-MEDIOPIRA - Onde vc vem se apresentando ultimamente? Tem feito muitos shows?

Luiz Bira - Tenho feito muitos shows para empresas,e participado de festivais em vários Estados,me apresento aos sábados e domingos aqui em Itabira no restaurante Lili, de 12:00 ás 15:00.

12-  MEDIOPIRA - Deixe seus contatos, instagram, youtube, face, etc...

Luiz Bira - Contatos: 986721480 - WhatsApp:992323394 Luizbira@hotmail.com

Quanto ainda tinha cabelos.