sexta-feira, 28 de julho de 2017

QUE VENHAM MAIS FESTIVAIS...

Abram a foto pra ver melhor. Espaço maravilhoso...
As vezes a gente não se dá conta, mas Itabira faz festivais de inverno  há 43 anos. Claro, com altos e baixos, com a marca de cada gestor. O Festival desse ano tá muito bacana e diversificado. Acho super válidas as ações da Fundação Carlos Drummond de levar os eventos às escolas, de forma itinerante, para que o Festival não fique restrito aos círculos intelectuais.

CONCHA ACÚSTICA É UM LUXO

Que inveja boa que dá, viu. Que tal os prefeitos da região pensarem em algo semelhante? Que tal pensarem em locais onde a cultura seja o prato principal?
Para os artistas o cenário também é lindo

FESTIVAIS GASTRONÔMICOS SÃO LEGAIS, MAS...

Acho bacana que tantas cidades estejam promovendo sua gastronomia. Gastronomia também é cultura. Os dois juntos é  legal, mas ainda assim o foco será nos sabores e no atendimento à necessidade prioritária. Os shows musicais tornam-se secundários, meros fundos para a comilança. Dizem que cultura não enche barriga. Comida também não alimenta cabeça. Dá pra harmonizar, claro. Mas pra isso é preciso que haja consciência e atitude.

A PALAVRA FESTIVAL ESTÁ NA MODA

Engraçado que a palavra FESTIVAL tem origem religiosa. Eram nos primórdios festas para se reunir as famílias em grande celebrações de louvor à Deus. Mas com o tempo todo mundo se apropriou do termo. Hoje temos festivais de tudo: Festival de Cinema, Festival de Música, Festival de Chopp, Festival de ofertas, Festival de inverno, tudo festivado. Eu, quando  ouço a palavra FESTIVAL, logo penso em algum tipo de festa artístico-cultural. Será que estou sendo profano? E acho muito salutar que cidades como São Gonçalo, Itabira, Santa Maria de Itabira e mais recentemente Monlevade façam seus Festivais de inverno. Diga-se de passagem: tomara que no ano que vem o pessoal consiga trabalhar de forma conjunta, da UFOP com o pessoal da Coletivo 7 faces. Iria tornar o Festival de Inverno de Monlevade muito poderoso. Torço para que consigam convergir.

36º FESTIVAL DA MÚSICA EM ALVINÓPOLIS
Alvinópolis realizará seu 36º Festival da Música. Vai ser nos dias 07,08 e 09 de setembro e as inscrições vão até o dia 24. Serão 12 mil reais em prêmios e aquele clima cultural maravilhoso que a cidade tem. No ano passado teve a edição local, mas infelizmente as coisas deram errado e a edição nacional foi cancelada. Mas pra esse ano, tem uma equipe grande trabalhando e maior suporte institucional e político.

PASSATEMPO TEM BIANC E SEU PROJETO ESTAÇÕES MÚSICA NA PRAÇA

Ele não nomeou como festival mas acaba sendo. Bianc leva sempre shows interessantes, de graça, em praça pública, de artistas captados e cooptados pela sua sensibilidade. Além do Estações Música na Praça, faz um movimento maravilhoso junto à comunidade quilombola de Passatempo. É um desses quixotes da arte que leva uma vida quase franciscana, mas faz acontecer. 

FESTIVAL DE MORALIZAÇÃO

Quem achava que a lavajato e seus derivados não iriam produzir maiores consequências, assiste a um festival de prefeitos e vices depostos pelo estado a fora, de políticos antes considerados poderosos caindo em delações, de câmaras de vereadores inteiras sendo conduzidas a presídios por irregularidades. Festival de esperança? Será que o Brasil vai entrar nos eixos? Tomara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário