quarta-feira, 13 de abril de 2016

BANDA CONCRETO, A FORTALEZA DO ROCK...

O MEDIOPIRA orgulhosamente apresenta a vocês a ótima entrevista com o Marco Túlio Fidélis, Monlevadense que integra a banda Concreto, uma das mais respeitadas do cenário independente mineiro. O Concreto acaba de retornar de uma bem sucedida apresentação em Nova York e está a pleno valor, com trabalho novo, muita inspiração e transpiração. Mas vamos à entrevista...
1 - Como vocês escolheram o nome CONCRETO?
Marco Túlio Fidélis -  Queríamos um nome com uma palavra e em português. Um nome que tivesse peso, como o som da banda. Concreto veio daí.
2) - Até que ponto tem MONLEVADE no Concreto, já que dois integrantes são da cidade e da região?
Marco Túlio Fidélis - Monlevade é tudo, o começo de tudo. Em fevereiro de 85, a família do Marcelo mudou de BH para Monlevade e ele foi estudar na minha sala no CENTEC na Vila Tanque. Tínhamos 13 anos, meu irmão Adriano tinha 10! Como ele já tocava desde os 6 (!) me ensinou e eu ensinei meu irmão. Começamos e não paramos mais. O primeiro baterista era o Danilo Loss, irmão do Marcelo. Eu, Adriano e Marcelo tocamos juntos a trinta anos. E em 85, depois do primeiro Rock in Rio, que acompanhei maravilhado pela TV todo mundo queria ter uma banda de rock. Isso incentivou muito!
3) - Vocês integram uma banda de rock pesado que de certa forma foi na contramão das outras bandas do gênero ao compor suas músicas em português. Até que ponto isso prejudica ou beneficia vocês?
Marco Túlio Fidélis: Cantarmos praticamente só em português acredito que nos torna diferentes. É muito difícil cantar rock pesado em português sem soar piegas, mas é o que sai da gente. De certa forma é natural. Não direcionamos nada, apenas deixamos fluir sem amarras. O grande boom do rock '80 no Brasil de certa forma também nos influenciou a cantar em português. Rock in Rio mais Rock Brasil '80 misturou na nossa cabeça e começamos a cantar pesado e em português. Vai entender...
4 - Como é o processo criativo da banda?
Marco Túlio Fidélis: Nas composições eu geralmente venho com as letras, o Adriano e o Marcelo com as harmonias. Eles criam os rifs e eu crio a melodia que vai ser cantada em cima da harmonia criada. Às vezes eu venho também com rifs e o Marcelo e o Adriano com letras, mas a regra é o contrário. E vamos experimentando, mudando palavras, mudando andamentos até satisfazer aos nossos ouvidos. E eu sempre tenho a preocupação da poesia "sobreviver" sem a música. A letra tem que ser forte sozinha. Pra depois virar música. Gosto de colocar o ouvinte pra pensar. Abordando temas como religiosidade e comportamento humano.
5 - Como vocês avaliam o cenário musical do momento?
Marco Túlio Fidélis: O cenário musical entendo que está rico. A grande mídia ainda não sabe onde achar essa riqueza. Está presa ao passado que não existe mais. Existem muito talentos que passam despercebidos pela grande mídia. Sempre existiram, mas antigamente o visual não era tão importante como hoje. Então tínhamos talentos na grande mídia.Hoje o visual conta muito e a música é deixada de lado. Para se ter acesso a coisa boa tem que garimpar.
6 - Quais são os planos para o futuro imediato? Vem material inédito por aí? Estão compondo e ensaiando?
Marco Túlio Fidélis: Temos dois documentários pra lançar que estão saindo do forno. O show com o Vinny Appice que foi batera do Dio e do Sabbath e o show de New York. Estamos ensaiando e compondo. Vem disco novo em breve. Conseguimos captar de uma maneira bem profissional esses dois shows. Nos EUA levamos um cara só pra filmar e registrar tudo. 
7 - Vocês acham que o CD realmente acabou ou ainda tem sobrevida? Como pretendem lançar os próximos trabalhos?
Marco Túlio Fidélis: Acho que o cd será como o vinil, não vai acabar e vai se restringir a um público bem específico. Hoje muitas bandas estão fazendo lançamentos em vinil, que leva vantagem em relação ao CD. Vinil tem o som bem melhor na minha opinião.
Então eu não me surpreenderia se o vinil ultrapassar o cd na preferência das pessoas.
8) - Vocês acabam de retornar de uma apresentação em Nova York. Onde vocês tocaram por lá e como foi a gig?
Marco Túlio Fidélis: Tocamos em um pub chamado Gussy's Bar em Astoria no bairro do Queens.Todo ano em New York tem um festival cultural chamado CMJ. É como se fosse o Festival de Inverno que tem em Ouro Preto. Fizemos a nossa inscrição, mandando material, fotos, músicas, etc. Não conseguimos entrar no evento oficial, mas por causa do material que a gente mandou o dono do pub entrou em contato com a gente e metemos a cara! Pra entrar na programação oficial é muito difícil, ainda mais da primeira vez. Mas ano que vem tentaremos de novo com mais chances e já com uma ida lá na bagagem. Fizemos vários contatos lá e provavelmente na próxima vez teremos umas cinco datas ou mais. O nosso EP com quatro músicas que lançamos esse ano foi gravado no estúdio do Eminence com o Alan e com o André Marcio, grande batera de BH e que foi baterista do Overdose. Sem dúvida. Quem tem nos mostrado "o caminho das pedras" e nosso amigo Alan Walace da banda de BH Eminence. Eles já tocaram nos EUA e na Europa várias vezes. Nós levamos ele pra NYC tipo como um tour menager. E esse EP foi mixado e masterizado na Dinamarca com um cara chamado Tue Madsen. Ele já fez Rob Halford, Judas Priest, Sick of it All... O Tue veio ao Brasil para fazer os dois últimos trabalhos do Eminence e ai o Alan nos passou o contato e ele aceitou mixar e masterizar a gente. O EP se chama Bruto e tem no nosso site www.bandaconcreto,com.br. O som ficou muito foda, ficamos com som gringo! Depois dêem uma ouvida pra conferir
9) - Vocês estão a um bom tempo no mercado, assistiram ao nascimento e ao fim de várias bandas e se mantém firmes e revigorados. Qual o segredo desse tesão, dessa firmeza, dessa persistência de objetivos?
Marco Túlio Fidélis: Realmente vimos muita coisa e em muito lugares, muitas bandas ficam pelo caminho. Acho que não existe um segredo, existe muito amor pelo que se faz. Simplesmente não conseguimos parar! Embora todos tenham família e filhos a música move nossas vidas.
10) - Quem quiser contratar um show do CONCRETO tem de falar com quem? Quais os links indicados para quem quiser conhecer o trabalho da banda?
Marco Túlio Fidélis: Pra fechar shows é com a gente mesmo. Tem o email bandaconcreto@gmail.com e tem o site www.bandaconcreto.com.br. No site tem muitas fotos, vídeos, o novo EP e um monte de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário