Esse é o tema do PAINEL de DEBATES que vai acontecer no auditório do SICOOB no dia 04 de dezembro próximo, a partir das 20 horas. A promoção é conjunta entre o grupo Pensando Monlevade e o 7 faces pontos de cultura. O painel integrará a programação do Festival Marmotas de artes integradas, com vasta programação nos próximos dias.
MAS DÁ PRA FAZER DINHEIRO COM CULTURA?
![]() |
Tiradentes virou outra depois do Festival de Cinema |
Claro que sim! Se observarmos bem, cidades como Tiradentes, Ouro Preto, Paris, Las Vegas tem a cultura e o turismo como principais atividades econômicas. Além de suas potencialidades históricas ou naturais, essas cidades fizeram algo diferente: acreditaram e deram suporte à cena, não só o poder público, mas também os artistas, empresários e comerciantes e as coisas foram se ajustando. Claro que com as devidas proporções. No caso de Las Vegas, tornou-se a meca do showbusiness mundial, mas também teve os cassinos e muito entretenimento. Mas seu principal produto ainda é a cultura, os shows e o entretenimento. Então por que é que o cenário anda tão difícil pro nosso lado?
O QUE VAMOS DEBATER?

CONVIDADOS QUE TEM MUITO A DIZER
Os convidados para compor a mesa do debate são pessoas que trabalham diretamente na área da cultura na cidade. Teremos a presença do jornalista e empreendedor Thiago Moreira. Thiago realiza uma série de eventos e trabalha na área da comunicação e marketing. Seus projetos misturam arte, cultura e gastronomia, sempre muito bem sucedidos, inclusive realizado com sucesso em outras cidades. Claira Ferreira é jornalista e atual presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade. Ela vai representar o poder público, com suas possibilidades e limitações. Samira Lima vem direto do Rio de Janeiro para compor a mesa. Ela residiu em Monlevade durante um tempo e produziu muito na cidade. Hoje produz arte e cultura na cidade maravilhosa. Terá muito a acrescentar. Luiz Ernesto Guimarães é jornalista e escritor. Outra visão. E pra completar, o músico, compositor e marketeiro Maquinhos Souldusamba, um sujeito que construiu belos projetos artísticos que foram as bandas Infocus e Souldusamba. Todos com experiência para acrescentar no debate de ideias. E pra mediar, teremos a presença do Jornalista Ulisses Costa, que também é músico, blogueiro e que vai conduzir o evento. E no suporte, Carla Lisboa e equipe, Marcos Martino e Sheila Malta.
E O QUE FAZER PARA PARTICIPAR?
Os interessados poderão se inscrever pela internet, participar da platéia e até formular perguntas para os convidados que integrarão a mesa. Poderão até mesmo propor temas, apenas obedecendo as regras para que não extrapolemos o tempo. Quem quiser reservar lugar deverá enviar nome e telefone ( zap) para o email pensandomonlevade@gmail.com.
E DEPOIS?
Pois é. Mas se você não puder ir, o interessante do evento é que ele continuará vivo na internet. Vamos registrar o conteúdo dos painéis em vídeo e textos e publicaremos na net, assim quem não puder comparecer presencialmente vai poder opinar e enriquecer o conteúdo. Esperamos vocês lá...